Economia Em Uma Única Lição de Henry Hazlitt – Cap. 13

Este capítulo do livro de Hazlitt, aborda o conceito de paridade de preços e como ele afeta as relações comerciais entre os países.

Hazlitt começa explicando que a paridade de preços é uma teoria que afirma que, em um mercado global, os preços dos bens devem ser iguais em todos os países quando os preços são ajustados para as taxas de câmbio. Em outras palavras, a paridade de preços sugere que, se a taxa de câmbio entre dois países for de um dólar para um euro, então o preço de um produto nos Estados Unidos deve ser o mesmo que o preço desse mesmo produto na Europa, quando ambos os preços forem convertidos para a moeda do país de origem.

No entanto, Hazlitt argumenta que a paridade de preços não se mantém na prática. Isso ocorre porque diferentes países têm diferentes custos de produção, diferentes políticas fiscais e monetárias e diferentes níveis de demanda pelos produtos. Todos esses fatores afetam o preço final dos produtos em cada país e, portanto, a paridade de preços raramente é alcançada.

Além disso, Hazlitt destaca que os governos muitas vezes interferem nas taxas de câmbio para promover a competitividade de seus produtos. Isso pode ser feito por meio da desvalorização da moeda do país para tornar os produtos mais baratos no mercado global, ou por meio da imposição de tarifas ou outras barreiras comerciais para proteger os produtores nacionais de concorrentes estrangeiros.

No entanto, Hazlitt alerta que a política de desvalorização cambial e protecionismo comercial pode ter consequências negativas na economia de um país, ao diminuir a eficiência produtiva do país e aumentar os custos dos produtos importados. Além disso, essas políticas podem levar a uma guerra comercial, prejudicando as relações comerciais entre os países e afetando negativamente a economia global.

“Por outro lado, poderíamos solucionar a questão de maneira simples, terminando com o sistema de paridade de preços e o de tarifas protecionistas. Entrementes, ambos, combinados, não solucionam coisa alguma. Juntos, significam simplesmente que o fazendeiro A e o industrial B se beneficiam, a expensas de C, o Homem Esquecido.

Os alegados benefícios de mais um esquema evaporam-se, portanto, ao examinarmos não só seus efeitos imediatos sobre um grupo particular, como, também, os efeitos a longo prazo sobre todos”

Henry Hazlitt

Em resumo, o capítulo treze de “Economia em uma Única Lição” de Henry Hazlitt, argumenta que a paridade de preços é uma teoria que raramente é alcançada na prática, devido a uma série de fatores que afetam os preços dos produtos em cada país. Além disso, as políticas governamentais de desvalorização cambial e protecionismo comercial podem ter consequências negativas na economia de um país e nas relações comerciais entre os países.

O livro está à venda na Amazon: https://amzn.to/40tpuZs

Postagens Relacionadas

  • 1
  • 2

Todos os Direitos Reservados – HBELINE Serviços Empresariais – EPP – CNPJ 19.124.736/0001-08