09-Elaboração da LOA, Lei Orçamentária Anual – Planejamento Orçamentário

Série de animação desenvolvida pelo Senado sobre orçamento público

Vamos conhecer o percurso da Lei Orçamentária Anual, a LOA.

Lembra que para elaborar o Plano Plurianual, o PPA, os ministérios e os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário planejam
suas propostas a partir de demandas dos estados e municípios? Com a Lei Orçamentária Anual é a mesma coisa.

Por exemplo, se uma comunidade sofre com a seca, mas não possui recursos para construir um açude, que ajudaria a minimizar o problema, a prefeitura pode solicitar providências do governo federal.

Assim como ocorre com o PPA, na elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual, o Ministério do Planejamento reúne e organiza todas as propostas dos demais ministérios e órgãos públicos, e as envia para a Casa Civil da Presidência da República, na forma de um projeto de lei.

Só então o presidente da República envia para o Congresso Nacional o projeto da Lei Orçamentária Anual, a LOA. Isso deve acontecer até 31 de agosto de cada ano. No Congresso, o projeto é encaminhado para a Comissão Mista de Orçamento, onde é discutido e alterado pelos parlamentares por meio de emendas.

Segue, então, para o Plenário do Congresso onde é votado até o dia 22 de dezembro. A sociedade pode participar desse processo
por meio de sugestões aos deputados e aos senadores e também por meio de audiências públicas.

Um atraso na votação da Lei Orçamentária Anual não impede o Congresso de entrar em recesso, como acontece com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO. Se os parlamentares não conseguirem concluir a votação da LOA até o final do ano, a liberação de recursos do orçamento seguirá as regras temporárias definidas na LDO.

Aprovada a LOA, o Congresso devolve o texto ao Executivo para sanção do presidente e publicação da lei. Depois de publicada, a LOA começa a ser executada. É aí que começamos a ver os problemas da população serem resolvidos, os serviços públicos prestados e as obras realizadas.

Mas isso só vai acontecer se a LOA tiver sido bem planejada e se os recursos forem bem aplicados. Por isso, é importante a participação da sociedade, não só na discussão do projeto da Lei Orçamentária Anual como também no acompanhamento da sua execução.

Gostou do Assunto? Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Resenha de Livros

Veja Mais Artigos

Série de Animações Produzida pelo Senado Sobre Orçamento Público