07-Elaboração e prazo de votação da LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias

Série desenvolvida pelo Senado Federal sobre Orçamento Público

A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, é elaborada no Ministério do Planejamento, com o apoio técnico do Ministério da Fazenda. O presidente da República tem até 15 de abril de cada ano para enviar o projeto de lei da LDO ao Congresso Nacional.

O projeto é discutido e alterado na Comissão Mista de Orçamento, para depois ser votado no Plenário do Congresso até 17 de julho. É o único projeto de lei que, se não for votado dentro do prazo, impede o Congresso de entrar em recesso.

E também é importante saber que, para as leis orçamentárias dos estados e municípios, valem os prazos definidos na Constituição
do Estado ou na Lei Orgânica do Município.

Somente se essas datas não estiverem fixadas, é que valem os prazos determinados na Constituição Federal.

Aviso Legal

As informações e análises publicadas neste blog são de caráter informativo e  visam promover o entendimento sobre temas relacionados à Gestão Pública e ao Orçamento Público. Embora o conteúdo seja elaborado com base em pesquisas e fontes confiáveis, ele não substitui a consulta a profissionais ou órgãos especializados e tampouco representa posicionamento oficial de qualquer instituição pública. As opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva do autor e têm o intuito de fomentar o debate e a conscientização sobre os temas abordados.

@2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por HBi