Economia Em Uma Única Lição de Henry Hazlitt-Cap. 2

O capítulo 2 do livro “Economia em Uma Única Lição” de Henry Hazlitt, intitulado “A Vitrina Quebrada”, discute a falácia da crença popular de que a destruição de propriedade pode beneficiar a economia.

O autor começa contando a história de uma vitrine quebrada em uma loja, que supostamente resultaria em benefícios econômicos, uma vez que o proprietário da loja teria que pagar para consertá-la, gerando renda para os vidraceiros e outros profissionais envolvidos no processo. Hazlitt argumenta que essa visão é enganosa, pois não leva em consideração os custos ocultos da quebra da vitrine.

Ele explica que, se a vitrina não tivesse sido quebrada, o proprietário da loja teria sido capaz de gastar o dinheiro que teria usado para consertá-la em outras coisas, como investir em sua empresa, contratar novos funcionários ou até mesmo mandado confeccionar um novo terno. Além disso, o vidraceiro teria que gastar seu tempo e recursos na reparação da vitrina, em vez de usar seus talentos para outras atividades produtivas.

Henry Hazlitt argumenta que a quebra da vitrina não cria riqueza ou beneficia a economia, mas simplesmente redistribui a renda, transferindo recursos que poderiam ser usados em outras atividades produtivas para a reparação da vitrine.

O autor conclui o capítulo afirmando que a destruição de propriedade nunca pode beneficiar a economia em geral, pois os recursos usados para reparar ou substituir o que foi perdido poderiam ter sido usados em novas atividades produtivas mais úteis e valiosas. Henry Hazlitt argumenta:

“As pessoas, naquela multidão, estavam apenas pensando em dois elementos da transação: o padeiro e o vidraceiro. Esqueceram a terceira pessoa em potencial envolvida: o alfaiate. Esqueceram-se dele porque não tinha entrado em cena. Verão, daí a um ou dois dias, a nova vitrina. nunca verão o terno extra, exatamente porque nunca será confeccionado. Veem apenas o que está imediatamente diante dos seus olhos”

O livro está à venda na Amazon:

https://amzn.to/40tpuZs

Postagens Relacionadas

  • 1
  • 2

Todos os Direitos Reservados – HBELINE Serviços Empresariais – EPP – CNPJ 19.124.736/0001-08