13-Refinanciamento da dívida pública

O Carlos e a Rosa para poderem aumentar a casa e construir um segundo andar pegaram um empréstimo no banco. O que significa que eles contraíram uma dívida, receberam o valor que precisavam para obra, mas agora devem pagar de volta ao banco nas datas de vencimento.

Em cada vencimento eles pagam uma parcela do empréstimo, boa parte devido aos juros do empréstimo e outra parte menor é relativa ao valor contratado que chamamos de principal da dívida. Apesar de todo o cuidado e de todas as contas feitas eles foram surpreendidos com novos gastos e aconteceu de ficarem com dificuldade de pagar a dívida.

Estavam tão preocupados que decidiram voltar ao banco para buscar uma solução. Sabe o que o gerente o sugeriu ? Que fizessem um novo empréstimo e ganhassem mais prazo para pagar os juros e o principal, que você já aprendeu ser o valor contratado propriamente dito.

O gerente do banco alertou, no entanto, que o novo empréstimo não significa que o Carlos e a Rosa terão mais dinheiro para gastar, é uma troca de dívida e terá como consequência o aumento do pagamento de juros e da dívida como um todo.

Se você entendeu o que o Carlos e a Rosa fizeram, fica mais fácil compreender o que é o refinanciamento ou rolagem da dívida pública. Na data de vencimento de um título que o governo emitiu, ele amite outro para substituir o anterior. Não é dinheiro novo entrando para os cofres do governo, o que significa que o governo não pode fazer novos gastos com esses recursos.

É importante lembrar que assim como Carlos e a Rosa, o governo vai continuar pagando juros e uma parte do principal da dívida pública, o que chamamos de amortização.

Bom, então agora, você já sabe que quando o governo anuncia o tamanho do orçamento do ano uma boa parte dele vai para a dívida pública. Dessa fatia a maior parte vai para o refinanciamento da dívida, ou seja é mera troca de títulos. O restante vai para o pagamento dos juros e outra parte para o pagamento do principal da dívida.

Mas é importante entender que o valor da dívida no orçamento público corresponde apenas o que será pago no ano. Ele não se confunde com o valor total da dívida, que é chamado de estoque da dívida.

Se inscreva em nosso canal e se você acha que outras pessoas também deveriam aprender mais sobre orçamento público curtam o vídeo e compartilhe com seus amigos.

Postagens Relacionadas

  • 1
  • 2