02-Importância do orçamento – Tributos: impostos, taxas e contribuições

Vídeo 2 da série de animação desenvolvida pelo Senado sobre orçamento público

É muito bom quando tudo está funcionando direitinho… Nada quebrado, nada faltando, tudo no seu lugar. Mas a verdade é que nem sempre é assim…

Veja o exemplo do Cadu. Já está há mais de duas horas esperando por atendimento neste posto médico. Já disseram para ele que ali falta gaze, gesso, remédios. E que o número de médicos e enfermeiros é insuficiente para atender o tanto de gente que chega buscando ajuda.

E sabe como ele foi parar ali? Há anos que prometem construir uma quadra de esportes, pro pessoal poder jogar futebol. Como até hoje, essa quadra não virou realidade, Cadu e seus amigos batem bola num terreno baldio mesmo, em péssimas condições.

Bastou um buraco no caminho do nosso craque e pronto! Pé machucado… e corre todo mundo com o coitado do Cadu pro posto de saúde. E o jogo ainda estava zero a zero…

Todos esses problemas, a falta de espaços de lazer adequados, o posto de saúde que não tem nem material nem funcionários suficientes, a escola que não recebe dinheiro para reformar suas instalações, tudo isso tem a ver com o orçamento público.

Mas as coisas boas também têm a ver com o orçamento público: o caminhão de lixo que passa todo dia, a iluminação das ruas à noite, o treinamento dos bombeiros para socorrer as pessoas. Para prestar esses serviços e manter as nossas cidades funcionando, o governo precisa de dinheiro.

Por isso, ele arrecada recursos que, em sua maior parte, vêm dos tributos que a população paga. Todas as pessoas pagam impostos. É com esse dinheiro que o governo tem que resolver os problemas da população.

Por exemplo? Construir postos de saúde, comprar aparelhos de raio-x, remédios, contratar médicos e enfermeiros. Tudo que o Cadu agora sabe muito bem como faz falta! O orçamento público é o documento que mostra quanto de impostos, taxas e contribuições o governo recolhe e quanto ele gasta em cada área.

Então, agora, você já sabe. O orçamento público mostra duas coisas importantes: quanto o governo arrecada da sociedade e como ele gasta esse dinheiro. No próximo vídeo, vamos ver como é feito o orçamento no Brasil.

Postagens Relacionadas

  • 1
  • 2